Revista Tecnológica da Fatec Americana


A Faculdade de Tecnologia de Americana (Fatec-AM), subordinada ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) iniciou suas atividades em 8 de setembro de 1986 com a instalação do Curso Superior de Tecnologia Têxtil e, posteriormente, com o Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados, devido à consolidação da área Têxtil na cidade de Americana (SP) e da crescente demanda de profissionais qualificados nas áreas tecnológicas. Com o passar do tempo, a Fatec-AM preparou-se para crescer e para se tornar uma das mais importantes instituições de Ensino Tecnológico do interior do Estado de São Paulo.

A consolidação do sonho da Fatec-AM deu-se com a inauguração do novo Campus em 4 de abril de 2008 após mais de 20 anos de luta por um Campus próprio, uma vez que a Fatec-AM utilizava o espaço da Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana (ETEC Polivalente). As novas instalações permitiram a expansão e readequações dos cursos de graduação e a criação dos cursos de pós-graduação latu sensu. Hoje a Fatec-AM conta com os cursos tecnológicos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Empresarial, Jogos Digitais, Logística, Produção Têxtil e Segurança da Informação e com os cursos de pós-graduação em Gestão Avançada de Negócios, Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação e Química Têxtil.

Toda esta estrutura da Fatec-AM aliada ao planejamento estratégico, aos projetos de pós-graduação, às linhas de pesquisa da pós-graduação, aos professores pesquisadores, à busca pela excelência acadêmica, a internacionalização da unidade e a uma necessidade eminente de publicação do corpo discente e docente, deu origem ao projeto da Revista Tecnológica da Fatec Americana, o qual amadureceu durante os últimos dez anos, através das iniciativas de vários docentes da instituição.

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos devem materializar o Processo de Ensino, tornando indissociáveis o Ensino, Pesquisa e a Extensão. Em outra dimensão, o Processo de Ensino contém as vertentes da produção e da socialização do saber. A produção do conhecimento representa o ponto comum nas três vertentes indissociáveis, visto pelo desenvolvimento de uma política acadêmica abrangente e sólida. Diante deste cenário, a Revista Tecnológica da Fatec Americana vem acolher o conhecimento produzido, de forma organizada e qualitativa, mantendo o diálogo científico atuante e inserido nas raízes de nosso processo de ensino/aprendizagem.

As diversas iniciativas docentes, alinhadas com o apoio das lideranças acadêmicas e administrativas, deram início ao processo de consolidação da revista ao final de 2011 com a proposta da implantação de uma biblioteca digital na Fatec-AM. A ideia originou o projeto da biblioteca digital implementado em 2012 e a proposta de elaboração da revista iniciado oficialmente no segundo semestre de 2012 e concretizada com a publicação da PORTARIA FATEC AMERICANA Nº 17/2013 DE 08 de maio de 2013, a qual Institui e regulamenta a publicação da Revista Tecnológica da Fatec Americana.

Esta é mais uma conquista da Fatec Americana, o que não seria possível sem a participação e determinação de todo o corpo social de nossa Unidade de Ensino. Todos tiveram, ao seu modo, sua parcela de contribuição neste projeto grandioso, seja de forma intelectual, operacional ou até mesmo de uma forma facilitadora para a execução do projeto.                                                                       

“Esta Revista representa

 mais um pequeno passo  na

História da Fatec-AM em busca do próximo sonho.

Revista Tecnológica da Fatec Americana

A Revista Tecnológica da Fatec AMERICANA tem por objetivo publicar trabalhos originais[1] oriundos da graduação, iniciação científica, pós-graduação[2]e pesquisas de docentes que contribuam para estudo e desenvolvimento nas áreas de Tecnologias em Gestão Empresarial, Logística, Têxtil, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Segurança da Informação e suas áreas de domínio afins.

A pluralidade de abordagens, a inovação e as perspectivas de futuro são priorizados na seleção dos artigos, assim como, o ciclo de durabilidade das temáticas propostas. Os artigos primam por apresentar um teor não perecível em um curto prazo e com promissor conteúdo intelectual, contendo idéias e conceitos sólidos o suficiente para que possam resistir as temáticas contemporâneas e contribuir com os projetos do futuro.

 

A revista é caracterizada por:

v  Público acadêmico

v  Publicações multidisciplinares

v  Participação da comunidade

v  Parcerias de outras instituições nacionais

v  Parcerias internacionais com vistas a internacionalização

v  Publicação digital

v  Periodicidade semestral


 



[1] Documento feito por direta vontade dos autores e conservado em matéria e formas genuínas sob as quais foi originalmente emitido. O original conserva todos os caracteres externos e internos com os quais foi emitido. Diplomaticamente, considera-se no original: 1. Seu caráter de primeiro, de matriz; 2. O seu caráter de acabado, perfeito, limpo.

[2] Discente e Docente

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar